sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Síntese : LEI Darcy Ribeiro

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACED-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO
MUNICÍPIOS DE IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS
PROFESSORAS: ROSELI SÁ E PAULA MOREIRA
CURSISTA: CLEIDINÉIA SOUZA OLIVEIRA


REFLEXÇÃO: LEI SIM, RIGIDA NÃO, OU A MÃO DO SENADOR.
TÓPICO: ORGANOZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL


Reflexão

LEI DARCY RIBEIRO


O texto diz da lei de Diretrizes e Bases LDB. Que foi elaborada por Darcy Ribeiro o também criador do projeto para escolas de tempo integral. Escolas essa que será exigida pela sociedade, tendo a carga horária do professor de quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula. Podendo também dobrar essa jornada.
Porém se esta efetivação da lei ficar a cargo dos sistemas de ensino, terá que rezar para que haja uma boa vontade por parte de todos. Diz que a lei não pode ser mal interpretada, e que tem de ser cumprida por que é LEI.
Mas sabemos que na prática as coisas não são tão fáceis assim, temos que ter cuidado em fazer cumprir as leis que estão postas, e não fazer delas uma barreira para o não fazer, o não cumprir. Sendo assim, uma lei de educação precisa ser curta como diz o texto. Para que não haja segundas ou várias interpretações, ficou também dever do Estado o Ensino Fundamental obrigatório e gratuito.
No sistema de ciclo ficou claro que: É melhor a permanência dos alunos na escola, do que a efetiva aprendizagem.
Isto se dá por conta de uma qualidade na implantação dessas leis, ficando os Estados e Municípios sem um planejamento e fiscalização não garante uma qualidade no ensino, e um bom uso dos recursos público. A união é fundamental para garantir esse direito, porém, é no local que deveria ter uma fiscalização no sentido de fazer cumprir as leis. Dentro das instituições escolares fica a responsabilidade de fazer com que a aprendizagem dos alunos aconteça.
E o argumento de todos. Mas para que realmente aconteça aprendizagem tem que ser feito um trabalho de inclusão dentro das instituições. Como diz também o texto: “Não se pode educar bem dentro de uma proposta organizativa em se já deseducativa”. Fica bem claro que o sistema de ciclo está comprometendo a aprendizagem dos alunos uma interpretação falha que, para obter um maior número de alunos não executava uma avaliação criteriosa, aprovando para cima ou para baixo comprometendo a qualidade do ensino.
No texto reafirma o cuidado em fazer o aluno progredir, mas não de qualquer jeito, por que devemos preservar a seqüência do currículo, como observar as normas do respectivo sistema. É preciso fazer uma organização com os docentes que consegue dar conta de um maior número de alunos e com aqueles que não, organizando da melhor forma para que aconteça uma aprendizagem, assegurando os direitos dos alunos e condições aos professores que na maioria das vezes são injustiçados pela própria instituição. A lei realmente não faz a realidade, mas está ai para dá uma direção no sentido de organizar. Para tal é necessário que atuem sociedade civil mais o poder público exigindo e fazendo ser cumprida todas as leis que rege a educação. Como um ato de cidadania.











REFERÊNCIA:


DEMO, Pedro, 1941. A nova LDB. Ranços e Avanços/ Pedro demo
Campinas, SP:
Papiros. 1997 (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).


















sábado, 11 de outubro de 2008

SINTESE DO TEXTO:EDUCAÇÃO ESCOLAR: POLITICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO.

SINTESE DO TEXTO: EDUCAÇÃO ESCOLAR: POLITICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO. TOPICO 2
CENTRALIZAÇÃO /DESENTRALIZAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.



Em 1937 a 1945, foi criado o Ministério da educação e saúde (MESP) que foi uma reforma elaborada pelo ministro atuante Francisco Campos , a partir dos anos 30 surgiu o capitalismo industrial no Brasil que se deu a emergência de vários programas educacionais promovendo a centralização ou descentralização na problemática da organização do ensino . Foi quando a educação começou a ter uma cara nova.
Nesta época a educação foi organizada no plano nacional, especialmente nos níveis secundários e universitários. E na modalidade do ensino comercial quando também desatendeu o ensino primário e a formação dos professores, parecia que no momento dava autonomia, mas ao mesmo tempo esta autonomia não se efetivava de fato.
Surge à escolanovista, termo referente, ao movimento de mudança na educação onde o aluno deixou de ser só o receptor das informações, aquele que só recebia sem nada contribuir e passou a dar mais importância ao interesse das crianças e do educando, a escola tomou outra cara com novas propostas educacionais, deixando a criança no centro do processo. Valorizando os estudos de psicologia, trabalho em grupo, pratica de trabalhos manuais, o resultado foi o sistema de ensino que se expandiu, mas controlado pela pressão do momento com o objetivo que fosse tornado universal e gratuito a escola.
A partir de então, as esquerdas e os partidos progressistas retomaram o debate pedagógico a fim de democratizar e melhorar o ensino, a lei 5.692, de 11 de agosto de 1.971 tornando os municípios dependentes da união. Porém as cidades começaram a se preocupar com a qualidade e não com a quantidade, também neste mesmo período o estado se esqueceu de sua responsabilidade com o ensino.
O centralismo caracteriza-se unicamente na formação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), onde a participação da sociedade civil se deu em um dos momentos e não no todo, como deveria ter acontecido. Deixando de fora as universidades, sociedade educacional à suas pesquisas sobre currículo.
A descentralização não se realizou de maneira completa. As decisões mais importantes costumam ser tomadas no âmbito federal, são centralizadas, cabendo aos municípios e ás unidades escolares apenas a execução de propostas curriculares, programas e ações. Porém os recursos financeiros ainda são insuficientes para atender à quantidade e à qualidade de uma educação voltada para a forma de cidadãos.

Referencias bibliográficas:
LIBÂNEO José Carlos, OLIVEIRA João Ferreira, TOSCHI Mirza Seabra
Texto: Edu
cação Escolar: políticas,estrutura e organização


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACED-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSPORES DO MUNICÍPIO DE IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS
PROFESSORAS: ROSELY SÁ E PAULA MOREIRA

CURSISTAS: CONSUÉLIA PEREIRA, CLEIDINÉIA SOUZA, MACICLEIDE DA SILVA, JALCINEIDE PEREIRA, MARICÉLIA ALECRIM.

EDUCAÇÃO ESCOLAR: POLITICAS, ESTRUTURAS
E ORGANIZAÇÃO (CENTRALIZAÇÃO/DESENTRALIZAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA)

ANO 2008






terça-feira, 7 de outubro de 2008

A interação com o mundo virtual


A interação com o mundo virtual vem crescendo nos últimos anos com o surgimento de novas tecnologias. Esse acesso está se tornando uma conexão sem fim, um meio de comunicação entre grupos que buscam o mesmo interesse, articulando os grupos sociais. Conforme Primo e Cassi (2003:134-140), a interatividade ocorre quando duas ou mais pessoas realizam, simultaneamente um determinado trabalho com os mesmos objetivos, no qual cada um espera que o outro participante acabe sua participação para depois se expressar. Nessa relação, cada participante propicia aos demais membros a efetiva troca. E as redes de comunicação vão se formando com a interação.



quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Aula do professor Ney Wendell

Diversidade de linguagrens na produção do conheciiiimento. Para começar quero falar da beleza e criatividade desta pessoa que aqui esteve. Ao chegar na aula no dia 27/09/2008, fiquei curiosa ao notar que, o professor não falava fazia tudo através dos jestos e mímica e eu não estava entendendo porque cheguei um pouco atrazada. Ele já tinha explicado a sua maneira de dá aula. Cada atividade era um encantamento, ele conduzia com um olhar e expressões muito lúdicas e fez-me sentir realmente uma aluna de um curso normal em uma faculdade.
Quando fomos para a rua realizar a atividade que ele chamou de " pefórmace" foi muito legal, pagamos um mico mas valeu a pena. Foram tantas atividades criativas que eu me apaixonei, e ficava o tempo todo imaginando aquelas práticas em minha sala de aula, relembrei de muitos momentos felizes com os meus alunos.
São tantos os desafios mas é muito bom ser professora.