segunda-feira, 3 de novembro de 2008

REFLEXÃO DO TEXTO: LEI SIM, RÍGIDA NÃO, OU A MÃO DO SENADOR.
TÓPICO: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL.




Reflexão

LEI DARCY RIBEIRO


O texto diz da lei de Diretrizes e Bases LDB. Que foi elaborada por Darcy Ribeiro o também criador do projeto para escolas de tempo integral. Escolas essa que será exigida pela sociedade, tendo a carga horária do professor de quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula. Podendo também dobrar essa jornada.
Porém se esta efetivação da lei ficar a cargo dos sistemas de ensino, terá que rezar para que haja uma boa vontade por parte de todos. Diz que a lei não pode ser mal interpretada, e que tem de ser cumprida por que é LEI.
Mas sabemos que na prática as coisas não são tão fáceis assim, temos que ter cuidado em fazer cumprir as leis que estão postas, e não fazer delas uma barreira para o não fazer, o não cumprir. Sendo assim, uma lei de educação precisa ser curta como diz o texto. Para que não haja segundas ou várias interpretações, ficou também dever do Estado o Ensino Fundamental obrigatório e gratuito.
No sistema de ciclo ficou claro que: É melhor a permanência dos alunos na escola, do que a efetiva aprendizagem.
Isto se dá por conta de uma qualidade na implantação dessas leis, ficando os Estados e Municípios sem um planejamento e fiscalização não garante uma qualidade no ensino, e um bom uso dos recursos público. A união é fundamental para garantir esse direito, porém, é no local que deveria ter uma fiscalização no sentido de fazer cumprir as leis. Dentro das instituições escolares fica a responsabilidade de fazer com que a aprendizagem dos alunos aconteça.
E o argumento de todos. Mas para que realmente aconteça aprendizagem tem que ser feito um trabalho de inclusão dentro das instituições. Como diz também o texto: “Não se pode educar bem dentro de uma proposta organizativa em se já deseducativa”. Fica bem claro que o sistema de ciclo está comprometendo a aprendizagem dos alunos uma interpretação falha que, para obter um maior número de alunos não executava uma avaliação criteriosa, aprovando para cima ou para baixo comprometendo a qualidade do ensino.
No texto reafirma o cuidado em fazer o aluno progredir, mas não de qualquer jeito, por que devemos preservar a seqüência do currículo, como observar as normas do respectivo sistema. É preciso fazer uma organização com os docentes que consegue dar conta de um maior número de alunos e com aqueles que não, organizando da melhor forma para que aconteça uma aprendizagem, assegurando os direitos dos alunos e condições aos professores que na maioria das vezes são injustiçados pela própria instituição. A lei realmente não faz a realidade, mas está ai para dá uma direção no sentido de organizar. Para tal é necessário que atuem sociedade civil mais o poder público exigindo e fazendo ser cumprida todas as leis que rege a educação. Como um ato de cidadania.











REFERÊNCIA:


DEMO, Pedro, 1941. A nova LDB. Ranços e Avanços/ Pedro demo
Campinas, SP:
Papiros. 1997 (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico).

domingo, 2 de novembro de 2008

Brincando com o nome

Se Ana fosse uma flor,
seria a flor mais linda do mundo.
Se Luiza fosse um perfume,
seria o perfume mais cheiroso do mundo.
juntando Ana + Luiza,
Descobrir a combinação perfeita.
De uma flor tão cheirosa,
que tomou conta do meu peito.
Exalando perfume, e deixando cair suas pétalas,
de amor e carino dentro de uma floresta.

Néia

relatório do GEAC

UNIVERCIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED / PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PERAGOGIA
SÉRIES INICIAIS/ ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM - 2008- GEAC DE EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÃO: ROSELI SÁ





RELATÓRIO DO GEAC





Fizemos a leitura do texto e os principais pontos relevantes. Foi discutido que: o trabalho com a escrita dos memoriais vai ajudar a melhorar a escrita e também a leitura. Sendo este trabalho um meio de tornar públicos os relatos de sala, suas angustias, alegrias e conquistas vividas durante a nossa profissão de educador. Percebemos que a escrita do nosso memorial é importante mas, não esquecer de sempre que citar outros autores identificar a fonte, por que o que pensamos em algum lugar um outro educador já pode ter pensado.
É necessário fazer leituras de bons textos, livros e está bem informado de acontecimentos, fato histórico que venha a enriquecer a produção de um memorial. A importância da narrativa é também a reflexão, esta linearidade não precisa seguir no tempo cronológico, você pode voltar no tempo e prosseguir ao mesmo tempo relacionando os fatos.Como: Dentro de um fragmento pode encaixar fatos acontecidos em nossa vida e que o mesmo trouxe a tona uma memória guardada por falta talvez de estimulo para recordar.
No texto Jerome Bruner nos traz uma importante contribuição para a compreensão das narrativas literárias quando define que elas pressupõem: uma estrutura de tempo, particularidades genéricas, razões por trás das ações, composição hermenêutica, canonicidade implícita, ambigüidade de referencia, centralidade da problemática, negociabilidade inerente e elasticidade histórica. Que resume tudo o que nós entendemos do texto.
Achamos que uma narrativa está mesmo aberta para questionamentos mesmo que comprovado seus efeitos porque as idéias vão se formando diante da evolução do homem. Segundo Benjamim, a memória é feita a partir do presente, é o presente que nos empurra em relação ao passado, uma viagem imperdível, uma viagem necessária, uma viagem fundamental, para que a gente possa trazer á tona os encadeamentos da nossa história. Da nossa visa, ou da vida do outro.
Quando lemos no texto sobre memorial recordamos do texto de Nina Horta em sua leitura íamos- nos recordando de acontecimentos semelhantes que também aconteceu com todos nós em um outro tempo e lugar, Como o banho e se segurando em galhos boiando ou seguindo o rio pela margem para não afogar, os que não sabiam nadar. Foram tantas as recordações que este texto nos fez recordar que já estavam esquecidas em algum ponto de nossa memória. São essas leituras entre outras que irão direcionar e dá sentido a nossa produção.



REFERÊNCIA:
PRADO, Guilherme do Val Toledo
SOLIGO, Rosaura



Obs: Fizemos o estudo no dia 30/10/08 devido a um feriado e por conta do espaço desocupado, só foi possível nesta data.






CURSISTAS DO TURNO DA NOITE
COORDENAÇÃO: CLEIDINÉIA SOUZA