quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entrevista com Rita de Kássia Antunes

Rita esclareceu que SL chegou através da faculdade, era uma atividade dos cursistas e se transfprmou em um projeto: ATIVIDADE PONTO DE CULTURA, começou em 2003.
Explicou sobre todos os programas como o sistema Wbunto que é a distribuição e os proframas como o open office, gráficos, áudios e video são os mais utilizados por eles. Para fazer os videos eles utilizam o kino (captura de imagens de filmadora), falou da existência do AMSN que é igual ao MSN porém é livre.
Mostrou-se bastante conhecedora e, o que é melhor, apaixonada pelo SL, ela fala com tanta propriedade e informou quanto as vantagens de se utilizar o software livre, principalmente de ter o direito das quatro liberdades como: A liberdade de executar o programa, a liberdade de esrudar como o programa funciona, adapta-lo´para as suas necessidades, a liberdade de redistribuir cópias, a liberdade de aperfeiçoar o programa.
Acredito que este programa é utilizado nas escolas para gerar o conhecimento em uma filosofia educativa e social. E as empresas utilizam somente pelos fins lucrativos visando o capitalismo.
Rita explicou que a manutenção é feita pelos próprios funcionários e voluntários, disse que " se você quer criação, inovação é o software livre e se você quer praticidade é o windows". Nos explicou que de windows para windows nem todo o arquivo é feito a leitura, porém o software livre abre tudo que vem do windows.
Tenho lido muitos textos e assistido aos vídeos do moodle, porém foi através das pesquisas e dos encontros e estudos com o grupo que estou compreendendo melhor a proposta SL.

2 comentários:

Gicélia disse...

Querida Neia,Que fruto importante essa atividade da primeira turma nos proporcionou. O Ponto de Cultura é o núcleo de prática e fomento da cultura, que buscam fortalecer a inclusão digital em nossa cidade podendo ser transformados em pólo de experimentação, prática e difusão do conhecimento.

Bonilla disse...

Olá Claudineia,
invista mais nas análises das informações coletas, nas impressões pessoais sobre o que viu, ouviu e discutiu. Este é o espaço da TUA autoria. Ouse mais!!!
bj