domingo, 2 de novembro de 2008

relatório do GEAC

UNIVERCIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED / PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PERAGOGIA
SÉRIES INICIAIS/ ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM - 2008- GEAC DE EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÃO: ROSELI SÁ





RELATÓRIO DO GEAC





Fizemos a leitura do texto e os principais pontos relevantes. Foi discutido que: o trabalho com a escrita dos memoriais vai ajudar a melhorar a escrita e também a leitura. Sendo este trabalho um meio de tornar públicos os relatos de sala, suas angustias, alegrias e conquistas vividas durante a nossa profissão de educador. Percebemos que a escrita do nosso memorial é importante mas, não esquecer de sempre que citar outros autores identificar a fonte, por que o que pensamos em algum lugar um outro educador já pode ter pensado.
É necessário fazer leituras de bons textos, livros e está bem informado de acontecimentos, fato histórico que venha a enriquecer a produção de um memorial. A importância da narrativa é também a reflexão, esta linearidade não precisa seguir no tempo cronológico, você pode voltar no tempo e prosseguir ao mesmo tempo relacionando os fatos.Como: Dentro de um fragmento pode encaixar fatos acontecidos em nossa vida e que o mesmo trouxe a tona uma memória guardada por falta talvez de estimulo para recordar.
No texto Jerome Bruner nos traz uma importante contribuição para a compreensão das narrativas literárias quando define que elas pressupõem: uma estrutura de tempo, particularidades genéricas, razões por trás das ações, composição hermenêutica, canonicidade implícita, ambigüidade de referencia, centralidade da problemática, negociabilidade inerente e elasticidade histórica. Que resume tudo o que nós entendemos do texto.
Achamos que uma narrativa está mesmo aberta para questionamentos mesmo que comprovado seus efeitos porque as idéias vão se formando diante da evolução do homem. Segundo Benjamim, a memória é feita a partir do presente, é o presente que nos empurra em relação ao passado, uma viagem imperdível, uma viagem necessária, uma viagem fundamental, para que a gente possa trazer á tona os encadeamentos da nossa história. Da nossa visa, ou da vida do outro.
Quando lemos no texto sobre memorial recordamos do texto de Nina Horta em sua leitura íamos- nos recordando de acontecimentos semelhantes que também aconteceu com todos nós em um outro tempo e lugar, Como o banho e se segurando em galhos boiando ou seguindo o rio pela margem para não afogar, os que não sabiam nadar. Foram tantas as recordações que este texto nos fez recordar que já estavam esquecidas em algum ponto de nossa memória. São essas leituras entre outras que irão direcionar e dá sentido a nossa produção.



REFERÊNCIA:
PRADO, Guilherme do Val Toledo
SOLIGO, Rosaura



Obs: Fizemos o estudo no dia 30/10/08 devido a um feriado e por conta do espaço desocupado, só foi possível nesta data.






CURSISTAS DO TURNO DA NOITE
COORDENAÇÃO: CLEIDINÉIA SOUZA

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